quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Exposição PAISAGEM e NATUREZA na arte contemporânea portuguesa

MUSEU DE ÉVORA
EXPOSIÇÃO
PAISAGEM e NATUREZA na arte contemporânea portuguesa
LANDSCAPE AND NATURE in the Portuguese contemporary art

Alexandre Conefrey, Cristina Ataíde, Fátima Pinto, Gabriela Albergaria, João Jacinto, Jorge
Santos, Maria Capelo, Michael Biberstein, Nuno Henrique, Pedro Calapez, Pedro Valdez
Cardoso, Pedro Vaz, Rui Chafes, Rui Sanches
Comissário/Curated by: João Manuel Bernardo (Universidade de Évora)
Patente entre 12.12.2013 - 02.02.2014
 

A paisagem continua a ser hoje um dos mais populares géneros pictóricos, e designadamente entre os que à partida menos apreciam a arte contemporânea. O reconhecimento do "objecto representado" permite vencer a resistência do observador perante a arte actual de que genericamente lamentam a "ilegibilidade". Mas se esse reconhecimento facilita a aproximação, não é menos certo que o interesse advém da ligação com a natureza que todos, criadores e fruidores, possuímos.
A relação entre arte e paisagem tem gerado ao longo dos últimos séculos uma abundante produção artística e os artistas exprimem através dela uma relação particular, idiossincrática com o mundo, designadamente com os espaços rurais e naturais.
Na sequência da exposição Paisagem nas Colecções do CAM e do Museu Nacional de Soares dos Reis apresentada no ano passado no Museu de Évora pretende-se agora prolongar essa reflexão através de um conjunto de obras no geral muito recentes e em grande parte inéditas.
As obras que integram esta exposição interrogam a realidade, ilustrando diferentes “olhares” sobre o mundo e a natureza. Confrontam-se diferentes propostas artísticas que numa evidente diversidade estética traduzem uma modificação da relação da arte com a natureza, celebrando-a, interrogando-a ou reflectindo sobre as consequências da intervenção humana sobre ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário